Adobe Flash Player Android

11.1.115.81
grátis APK 8,5 194

Adobe Flash Player é a máquina virtual necessária para reproduzir conteúdo multimídia online e offline no formato SWF, muito popular na web hoje em dia

Publicidade

O reprodutor em formato Flash

22 de maio de 2020
9 / 10

O formato SWF, que significa Shockwave Flash, é um formato de arquivo gráfico vetorial criado pela Macromedia e amplamente usado na Internet para apresentar conteúdo multimídia. Embora tenha sido substituído gradualmente pelo HTML5, capaz de integrar esse conteúdo no mesmo código da web, ainda existem muitos sites com apresentações desenvolvidas em Flash.

Como reproduzir arquivos Flash no Android?

Bem, para visualizar qualquer um desses conteúdos em um smartphone ou tablet, você precisará do APK do reprodutor que a Macromedia desenvolveu na época e foi distribuído pela Adobe Systems. Estamos falando do Adobe Flash Player, é claro.

O reprodutor do formato que um dia já foi um clássico.

Isso serve para reproduzir esses arquivos online e offline, pois, embora agora menos do que antes, não é raro receber um email com um anexo que está no SWF com o típico vídeo engraçado ou motivacional com frases de Paulo Coelho. E você pode ter uma idéia de que, se o mesmo arquivo pode ser aberto em diferentes dispositivos e sistemas operacionais, é porque o Flash Player funciona como uma máquina virtual.

Qual versão é melhor para baixar?

Obviamente, a última, a mais atualizada, porque você corre o risco de ver aquelas caixas vazias típicas quando navega na Web e que o impedem de desfrutar de vídeos ou animações.

Obviamente, você deve saber que após a versão 11 as atualizações terminaram e não há suporte para versões do Android após a Ice Cream Sandwich. Ou seja, a 4.0. Portanto, é fato que, se você usa um celular com Lollipop, KitKat ou outra versão moderna, possa ter problemas.

O declínio do Flash

O SWF era, na época, como apontamos anteriormente, um formato muito popular que se tornou um clássico: era necessário para assistir qualquer vídeo. O que acontece é que o HTML5 mencionado acima é mais prático, pois permite que os desenvolvedores integrem conteúdo multimídia no código do próprio site.

Embora ainda seja usado, ele enfrenta um desaparecimento gradual.

Por sua vez, nos últimos tempos, tem sido protagonista de diferentes problemas de segurança. Isso fez com que navegadores como Google Chrome ou Mozilla Firefox deixassem de suportá-lo por padrão, dando assim o que poderia ser considerado um golpe de graça nesse formato que está fadado a desaparecer da web.

Requisitos e informação adicional:

  • Adobe Flash Player não funciona em todas as versões do Android.
  • A instalação do app via ficheiro APK requer a ativação da opção "Fontes desconhecidas" dentro de Configurações>Aplicativos.
Elies Guzmán

Formado em História e, posteriormente, em Documentação, tenho mais de uma década de experiência testando e escrevendo sobre apps: reviews, guias, artigos, notícias, truques… que foram inúmeros, sobretudo no Android, sistema operacional que...

Camila Baiona

Camila Baiona

Características